Nascida através da colaboração entre profissionais do mesmo setor, a Associação dos Despachantes Aduaneiros do Brasil se caracteriza como uma entidade de classe que busca oferecer apoio aos profissionais por meio de cursos profissionalizantes, treinamentos e representação profissional.
Segundo o presidente da associação, Valter Rezende, o despachante é um profissional que conhece e participa de toda a cadeia do comércio exterior, e a falta de conhecimento pode causar grande prejuízo ao exportador ou importador envolvido no processo, por isso, é de suma importância que o profissional de despacho possua ampla experiência, que pode ser obtida através dos treinamentos oferecidos pela ADAB.
Tornar-se um associado traz diversos benefícios ao despachante, além de alguns serviços exclusivos, nos quais muitos estão diretamente relacionados à profissão, como:
- Produtos com a marca ADAB
- Selo do Associado
- Direito a voto na Assembleia
- Sinastur Card – Convênio para férias
- Assistência Jurídica
- Descontos em cursos e treinamentos
- Eventos exclusivos
- Boletim semanal
- Grupo de associados
- GRH – Guia de recolhimento de honorários
De acordo com Rezende, a inscrição para a associação pode ser feita pelo próprio site da entidade, sendo apenas necessário um breve breve cadastro. O presidente ainda reforça a importância da atuação da ADAB para os profissionais despachantes do país. “A contribuição para se associar é tão pouca pelo trabalho tão relevante que nós estamos fazendo, estamos em contato com o Brasil todo”, completa.
Composta por núcleos regionais de delegados, divididos em Regiões Fiscais, a ADAB preza pela valorização, defesa de prerrogativas e busca dos direitos dos despachantes aduaneiros. “Nós notamos que os despachantes que atuavam nos portos e aeroportos não tinham grande conhecimento dos sistemas, e é aí que entra nossa atuação”, conta Maurício Carvalho, diretor da associação. A instituição também apoia órgãos como a Receita Federal e a Anvisa, acompanhando as operações através de despachantes especializados, que são associados à ADAB.
Valter Rezende complementa sobre o esforço em fornecer ao despachante as condições adequadas para que ele possa desenvolver o seu trabalho, após inúmeras mudanças tecnológicas. “Muitos despachantes se acomodaram ao longo do tempo, talvez por falta de ação, e agora os grandes players estão se apossando do nosso trabalho sem o knowhow, o que gerou catástrofes”, explica o presidente.
A associação também esclarece que a falta de um despachante com conhecimento traz diversos prejuízos tanto para o exportador como para o importador; e para garantir os direitos e proteger os despachantes, a ADAB têm inovado com um departamento jurídico bastante ativo, representando estes profissionais. Um exemplo citado pelo presidente foi a recente realização da Feira Intermodal, o maior evento dentro dos setores de Logística e Comércio Exterior, em que a entidade busca o aperfeiçoamento profissional do despachante para o mercado de trabalho.
Desta forma, o presidente Valter Rezende finaliza convidando os despachantes e ajudantes de despachantes a se associarem à ADAB, com o intuito de formar um grupo forte e com conhecimento a respeito do setor para seguir apoiando e lutando pela profissão. O diretor Maurício também esclarece que o maior objetivo é aproximar os despachantes de todo o Brasil, reunindo novas e importantes informações que surgem nos grandes centros do país por meio de reuniões e encontros. Atualmente a ADAB realiza o seu 7º fórum nacional, reunindo profissionais da classe para debater assuntos relevantes para a categoria.
Para assistir a entrevista na íntegra, clique aqui e acesse o vídeo disponível no site e tenha acesso a todas as informações sobre a Associação de Despachantes Aduaneiros do Brasil com o presidente da ADAB, Valter Rezende, e o diretor Maurício Carvalho!