MIC-DTA/CRT (Conhecimento de Transporte Rodoviário), quem é quem no conhecimento de Transporte Rodoviário?

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Veja quais são as informações para que o seu conhecimento de embarque rodoviário MIC-DTA/CRT  esteja de acordo, e sua importação ou exportação seja liberada mais facilmente.

Em todo processo feito pelo modal rodoviário, independente de importação ou exportação, é gerado um documento chamado MIC-DTA/CRT, ou conhecido como CRT, que nada mais é do que o conhecimento de embarque rodoviário da carga. Este documento é um dos três essenciais que são emitidos em um processo, sendo os outros dois a Commercial Invoice e o outro o Packing List (Saiba mais).

Este conhecimento de embarque rodoviário em formato de documento apresentará informações essenciais para que a operação esteja correta e, neste artigo mostraremos o famoso “quem é quem” em cada campo e o que deve ser apresentado em cada campo específico.

1 – O CRT como deve ser:

Todas as informações do CRT devem ser descritas e conferidas antes que o original seja emitido, para assim evitar possíveis penalidades, multas e até processos administrativos.

É importante que nele estejam descritas as devidas informações, conforme abaixo:

a) Shipper:

Empresa que enviará a carga, sendo esta aqui classificada como exportador. Deverá constar dados como Razão social, Endereço, CNPJ ou similar, em caso de carga importada e contatos, como e-mail e telefone.

b) Consignee:

É nesta parte que algumas pessoas divergem sobre o correto. O consignee é o adquirente da carga e neste campo deverá ser informado os dados do comprador da carga, como Razão social, Endereço, CNPJ (em caso de importação) ou similar e contatos como e-mail e telefone. Para casos de importação feitas por Trading, ou seja, por Encomenda e/ou por Conta & Ordem, neste campo deverá ser os dados da mesma.

c) Notify / Issuing Carrier’s Name and City:

Diferentemente do campo Consignee, caso a carga seja destinada a importação direta ou modalidade encomenda, apenas a frase em inglês “Same as Consignee” é aceita. Em caso de processo “Conta & Ordem”, é indicado informar os dados do comprador da carga.

d) Tomador de serviços:

Quem será a transportadora registrada junto a RFB que fará o transporte da carga.

e) Place  of Departure:

Nesta aba será preenchido o local de embarque da carga.

f) Place  of Destination:

Campo obrigatório onde é mencionado o local de destino.

g) Truck’s info:

São nestes lugares onde os dados do caminhão são informados, onde estarão a placa do caminhão, placa da carreta extra, caso tenha, além do nome do motorista.

h) Demais campos:

A partir destes serão e deverão ser informadas as quantidades de embalagem, o peso bruto total, o peso taxado, a descrição da mercadoria, o tipo de embalagem, a metragem cúbica e se a carga é fumigada, em caso de pallets de madeira. Interessante que aqui também é informado o ponto de cruze da carga.

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Fig.1 – MIC-DTA/CRT emitido (Conhecimento de Embarque Rodoviário)

i) Campos de valores e datas.

São nestes lugares que são informados os valores de Frete rodoviário na origem até o cruze da carga, frete no país de destino e demais taxas. Deve-se mencionar a taxa ad.valorem, ou também chamada seguro da carga, assim como o local e data de embarque.

2 – Algumas curiosidades sobre o CRT:

Existem alguns pontos a serem considerados nos CRTs para que eles sejam totalmente aceitos internacionalmente por qualquer recinto aduaneiro. Aqui no Brasil, este documento deverá ser assinado e carimbado pelo emissor, ou seja, tanto para a importação quanto para a exportação, o mesmo só terá validade se isto ocorrer.

Assim como o BL, é essencial que o NCM da carga seja mencionado, já que isto o torna um documento que também especifica a carga.

Um fato interessante é que o CRT original acompanha a carga e o motorista e deverá ser entregue no ponto de fronteira, na hora de cruzar a mesma. Em caso de exportação, a DU-E pode ser registrada antes mesmo da carga sair da origem, porém só será averbada na hora em que a carga passar a fronteira. Já para a importação, a DI é registrada no momento em que a carga encostar no posto fiscal em fronteira.

3 – Como podemos te ajudar?

A iDATA Sistemas de Importação e Exportação permite que todo processo de checklist de documentos, o que falta para ser terminado e mesmo informações extras seja competada e seu processo, tanto de importação quanto de exportação esteja redondo.

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Fig. 2 – Checklist documentos.

Nós da iDATA Sistemas de Comércio Exterior, conseguimos fazer toda a gestão de seu processo rodoviário, tanto na importação quanto na exportação, te dando segurança para acompanhar do início ao fim, desde a coleta da carga até a entrega em seu armazém. Nosso sistema permite acompanhar cada movimentação da carga e lhe ajudará com o controle de custos e tempo na operação.

Para se aprofundar no tema, acesse aqui o canal comex fácil e saiba mais.

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