Tipos de Radar de Importação e Habilitação no Siscomex

O Radar tem por objetivo fundamental unificar as informações dos intervenientes no comércio exterior para monitorar e acompanhar o comportamento e os limites de atuação.
Compartilhe

Para sua empresa importar ou exportar é obrigatório a habilitação no Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior) só assim é possível realizar operações no sistema da Receita Federal.
A habilitação é conhecida como RADAR, ou seja, o Registo e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros.Dessa forma, sua empresa será capaz de habilitar e autorizar os despachantes aduaneiros , funcionários, sócios, diretamente no ambiente WEB da Receita Federal, para praticarem as atividades relacionadas ao despacho aduaneiro de importação e exportação.

Portanto, não é possível importar ou exportar sem o referido RADAR!
O Radar tem por objetivo fundamental unificar as informações dos intervenientes no comércio exterior para monitorar e acompanhar o comportamento e limite de atuação.

Modalidades de Habilitação

  • Radar Expresso
  • Radar Limitado 50 mil dólares/semestre
  • Radar Limitado 150 mil dólares/semestre
  • Radar ilimitado


A iDATA preparou um conteúdo exclusivo sobre essa pauta, baixe o material seguinte:

radar 2 iData Blog Tecnologia para Comex

Vamos lá explicar brevemente sobre cada modalidade:

Radar Expresso:

Este tipo de radar é indicado para as duas modalidades:

  • Sociedades anônimas de capital aberto com ações negociadas em bolsa de valores bem como suas subsidiárias
  • Empresa pública ou de economia mista

Radar 50 mil dólares/semestre [Limitado]:

Adequada a empresas que estão iniciando sua jornada no comércio exterior, uma vez que não requer nenhuma documentação obrigatória e é ilimitado na exportação e limitado a 50.000 dol por semestre. Todo o processo de solicitação é feito no Portal Habilita.

Radar 150 mil dólares/semestre [Menos Limitado]:

É o tipo de radar mais desejado pelas empresas de importação e exportação do Brasil.

Radar iLimitado:

Não há limites como o próprio nome diz. Adequado a empresas com alta capacidade económica e muita habitualidade no comércio exterior

Saiba mais

Para CPF’s ou pessoas do tipo física não há mais exigência mas a sua atuação é bem restrita a uso próprio, coleções pessoais e operações específicas nas condições de produtor rural, artesão, artista ou semelhantes.

Fale agora com um especialista!

Solicite uma demonstração e fale com um de nossos especialistas para ver na prática os recursos da iDATA e tirar suas dúvidas sobre o sistema!

Posts Recentes